Historia dos instrumentos
Clique na foto para visualizar melhor



TIMPANO TIMPANO
O tímpano é constituído de uma membrana de plástico ou de couro, esticado sobre uma bacia de cobre. O tímpano é o único tambor que produz notas de alturas diferentes, tendo no máximo quatro tímpanos de diferentes larguras, cada qual com uma extensão de notas diferentes. Possui duas baquetas com a cabeça de feltro para bater no tímpano. O som produzido no tímpano pode ser de nota isolada ou o rufo, alternando rapidamente as batidas nos tímpanos, produzindo um som contínuo. O tambor é utilizado desde as antigas civilizações, sendo o tímpano incorporado na orquestra no século XVII.




XILOFONE XILOFONE
O xilofone é semelhante ao glockenspiel, mas ao invés das placas serem de metais, elas são de madeira. Para ajudar a sustentar o som, embaixo de cada placa é colacada uma caixa de ressonância. Para se executar a batida também se utiliza uma baqueta.


GLOCKENSPIEL GLOCKENSPIEL
Este instrumento de percussão tem cerca de trinta placas de metal dispostas de maneira semelhante ao piano. As placas têm tamanhos de acordo com as notas que elas soam. A batida nas placas é feita através de uma baqueta rígida.



CARRILHÃO CARRILHÃO
Os carrilhões são formados por tubos ocos de diferentes tamanhos, soando diferentes alturas de notas. Os carrilhões são dispostos no sentido vertical, pendurados de maneira gradual, de acordo com os seus tamanhos. A batida no carrilhão é feita através de uma baqueta, batento esta baqueta na extremidade superior do carrilhão.Os sons dos carrilhões se assemelham muito a sinos de igrejas. Usado na orquestra para produzir efeitos especiais.




PRATOS PRATOS
O prato é feito de uma liga de metal que, utilizando um par, podem ser golpeados um contra o outro.Também se utiliza um prato que é suspenso, sendo percutido da mesma maneira que um tambor, com batidas isoladas ou o efeito de rufo. É usado para produzir efeitos especiais nas peças orquestrais.






TRIÂNGULO TRIÂNGULO
Feito de uma barra de aço circular e dobrada em formato tringular, aberto em uma de suas extremidades. O seu som é um leve e sonoro tilintar. Os golpes são dados através de uma baqueta de metal, podendo ser batidas isoladas ou sequências rápidas das batidas da baqueta. Na orquestra produz efeitos especiais.




Instrumentos de cordas
Instrumentos de metal
Instrumentos de percussão
Página Principal
© ABC MUSICAL® - Fones: (11) 3223-8613 / 3333-7254