Historia dos instrumentos
Clique na foto para visualizar melhor
FLAUTA
Instrumento
de sopro, feito de metal, posicionado no sentido horizontal. Os sons
são produzidos pelo princípio de soprar-se por um orifício aberto em
uma de suas extremidades, apoiando o lábio inferior. Esta extremidade
se denomina bocal, sendo o restante da flauta o seu corpo, contendo
as chaves para a execução das notas. Existem as flautas tocadas na posição
vertical, chamadas de flautas de bico ou doce. Há muitos séculos se
utiliza a flauta, mas a sua utilização na orquestra somente no século
XVII. No princípio eram de madeiras e sem chaves, apenas orifícios abertos
para se fechar com os dedos. Por essa razão pertence ao naipe das madeiras
apesar da flauta ser totalmente de metal.
FLAUTIM
É um instrumento de sopro semelhante a flauta transversal com um comprimento menor e mais fino. Pode ser de madeira ou metal. O flautim pode ser chamado de flauta PICCOLO. Ele é posicionado da mesma maneira que a flauta no sentido horizontal. Por ter um comprimento menor que a flauta, o flautim possui um som mais agudo que a flauta transversal. O flautim é tocado pelo mesmo músico que toca flauta transversal.
OBOÉ
Instrumento de sopro, feito de madeira, que é tocado na posição vertical, sendo o ar soprado diretamente no próprio orifício através de uma palheta apoiada na boca. Esta palheta é feita de uma tira de cana especial, dobrada e colocada uma sobre a outra, formando uma palheta dupla. O restante do seu corpo é de madeira com as chaves de metais. O oboé tem origem em um instrumento de sopro utilizado desde a antigüidade, sendo incorporado na orquestra no século XVII.
CLARINETE
É um instrumento de sopro, com o corpo de madeira e chaves de metal, que se utiliza de palheta para executar o som. A palheta do clarinete é simples, ao contrário do oboé que é dupla. A palheta simples do clarinete é apoiada na extremidade do corpo do instrumento chamada de boquilha. O músico apoia a boca na boquilha com o lábio inferior apoiado na palheta, assoprando diretamente no orifício do clarinete. O clarinete foi inventado por volta de 1690 e incorporado na orquestra no século XVIII.
FAGOTE
É um instrumento de sopro tocado de maneira semelhante ao oboé, pois possui uma palheta dupla. O seu corpo é maior que o oboé, sendo este corpo dobrado sobre si mesmo. O corpo do fagote é de madeira com as chaves de metal. A palheta dupla é encaixada num pequeno tubo que sai do corpo do instrumento. Para tocar o instrumento é necessário apoiá-lo no corpo do músico. O fagote se originou de instrumentos utilizados desde a Idade Média, e foi incorporado na orquestra no século XVII
|