Curso de
Acordeom (Sanfona)
Individual
Aulas: práticas (45 minutos de
duração) teóricas (60 minutos de duração)
Ministradas 2 vezes por
semana.
Mensalidade: R$ 361,00 / R$ 361,00
Local: Escola ABC
MUSICAL.
Alameda Glete, 1018 - Bairro Santa Cecília / SP - CEP: 01215-001
(próximo da estação do metrô santa cecília)
São
Paulo.
E-mail: abcmusical@abcmusical.com.br
História do
Acordeom
Sobre a origem do Organetto, do qual depois derivará a
moderna harmônica (ou acordeom), não há certeza: muitas pessoas escreveram
e pesquisaram neste sentido, até famosos estudiosos como Grenié ou
musicólogos como Monichon que seriamente empenharam-se para descobrir a
origem de tal instrumento, mas a data certa desta origem e a paternidade
ainda são um mistério. O ascendente da harmônica foi com certeza o
"Sheng", um instrumento chinês de cerca 4500 anos atrás que sobreviveu por
milênios e que uma copia está conservada no Museu de
Castelfidardo.
Esse também foi o primeiro que utilizou a "lâmina"
oscilante e sonora (uma lingueta de metal especial que vibra e sonoriza),
por fluxo de arfornecido pelo "coração" do instrumento: o "Fole".
Quem
e quando aplicou primeiro a "lâmina" livre (com certeza superior em
rendimento e nobreza da estrutura fônica à lâmina percursiva) no
Organetto, antepassado mais próximo da harmônica, é um mistério. Pelos
estudos feitos, entre os mais prováveis estão o inglês Wheatstone e o
austríaco Demian que, por volta de 1830, construíram respectivamente a
"Concertina" e o "Acordeom". As descrições obtidas contam que parece que
tais instrumentos eram muito rudimentais (primitivos) e de possibilidades
limitadas, mas já dotados de uma pequena botoeira dupla abre-válvula
dividida por um "fole".
De fato não parece que possa receber a paternidade da
harmônica tanto o órgão portátil a mão <<The Bible Regal>>
construído na Norimberga por G. Voll no século XVI quanto à
<<mundaeoline>>, uma "Eolina" à boca (sopro) realizada em
Trossingen por C. Messner em 1830.
A "Concertina" de Wheatstone e o
"Acordeom" de Demian atraíram logo a curiosidade e o interesse popular,
mas, especialmente, o interesse daqueles preciosos e estranhos tipos de
homens que não se sabe como definir (...) por isso entende-se que os dois
instrumentos, com certeza chegados nas mãos desses tipos de homens, foram
objeto de misteriosas manipulações e daí a raiz de varias versões: em 1837
Mathieu Isoard elimina as terceiras e as quintas que acompanhavam cada
voz; em 1840 aparecem os primeiros organettos rudimentares na Rússia; em
1850 Bonacina constrói o <<mantesin>>. Mas o mais importante
remanejamento deveria acontecer na Itália mesmo por uma daquelas
casualidades que produzem, quando dão certo, verdadeiros milagres. Em 1863
um peregrino austríaco com um misterioso <<pacote sonoro>>, na
volta de Loreto, parou no casebre de um camponês de Castelfidardo, Paolo
Soprani um genial reparador e experiente em sons, parece que tanto
insistiu (mas as versões não concordam, alguém fala de "espionagem
musical" e outros de furto) que convenceu o hóspede austríaco a deixar-lhe
de presente o objeto misterioso. E assim, o milagre que o bom peregrino
tinha ido procurar talvez em vão no famoso Santuário de Loreto, realize-se
numa simples casa de campo de Castelfidardo: Soprani abre a caixa, estuda
os mecanismos, e os modifica, as dimensões, as vozes e copia (produz),
totalmente reconstruído, o verdadeiro ascendente da harmônica
italiana.
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